24 March 2010

Instruir Portugal

Hoje vou tirar aqui um bocadinho para contribuir para instruir Portugal. Vou expor-vos a um novo conceito, recentemente descoberto ou aperfeiçoado pelos Britânicos: a pontualidade.
Eu sei que é um conceito recente e complexo, penso que esses serão os dois grandes entraves à implementação de tal conceito junto da nossa população. Daí que não se estranhe que a sua difusão tenha sido lenta e pouco eficaz.
Mas tenho de deixar aqui o meu profundo descontentamento por ainda não ter visto implementado um conceito tão actual numa empresa como é a Sonae, um empresa de renome nacional que tanto investe em estar actualizada. Sabe, senhor Belmiro, o que sucede é que quando uma pessoa se disponibiliza a ir a uma entrevista está a fazer um investimento. Está a investir tempo e dinheiro naquilo que pensa ser uma oportunidade de melhoria. Pois, quanto mais tempo se investe mais retorno se espera alcançar, ou seja, quanto mais tempo se aguarda numa sala claramente fria e desagradável de linhas ditas modernas e minimalistas, sem nada que nos ocupe a cabeça ou as mãos, mais tempo tem para se investir naquilo que nos espera por detrás das ditas portas que eventualmente alcançaremos. Ou seja, as nossas expectativas crescem quase tão exponencialmente como a nossa falta de paciência. E quando se trata de uma empresa de renome, quando o dito senhor doutor nos chama ao fim de 1h já muitas certezas se instalaram no mais profundo do nosso ser: para começar as entrevistas devem estar a ser extremamente meticulosas, dado o atraso que já levam (isto é um bocadinho como os médicos, se se espera muito é porque o senhor professor doutor dá muita atenção aos doentes e é extremamente meticuloso, esta coisa do bom atendimento tem os seus contras); depois, dado o avançado da hora, os salários devem ser muito bons, dado que o senhor doutor que está a entrevistar as pessoas até nem se importa de trabalhar 2h para lá do expediente para deixar o trabalhinho todo feito; e finalmente invade-nos também a certeza de que finalmente será nossa, finalmente, aquela imensa atenção que o senhor doutor esteve até agora a investir nos restantes candidatos.
Ora, eu saí do meu part-time eram 17h para uma entrevista que estava marcada às 17h30. Demorei 5 minutos a chegar ao estacionamento, como tinha previsto, o que me permitiu chegar com tempo suficiente para uma jogatana na PSP antes de me dirigir à recepção. Ora, fui atendida eram 18h30. E estava no carro às 18h38. Durante esses 5 ou 6 minutos (acho que estou a ser optimista por acaso) foi-me informado que o emprego afinal era para part-time, que era de 265€ para trabalhar 20h semanais em regime de 4h diárias. O senhor doutor ficou agradavelmente surpreendido por saber da minha formação em engenharia, o que de si demonstra a imensa dedicação que dedicou à leitura de casa de banho que foi a minha candidatura.
Mas adiante, vamos lá fazer o balanço desta entrevista, vamos senhor Belmiro? Ora, eu perdi sensivelmente 2h do meu dia ( e como o senhor sabe, tempo, é dinheiro), sensivelmente 5 € de gasolina para me deslocar ao local de entrevista, e devida à hora da entrevista houve 3h de explicações que não dei que perfazem um total de 19€ que não ganhei. Isto dá um balanço de -24€ para mim. E -24€ porquê? Porque a informação que o senhor doutor me disponibilizou após 1h à espera podia ter sido feita por email, ou até mesmo discutida na primeira entrevista onde eu tão delicadamente lhe teria dito que não estava interessada em ser explorada outra vez, que para isso voltava para as obras. Perdão, para o emprego em que estava.
Por isso tenho de deixar a questão, como é que numa empresa tão actualizada com a Sonae (claramente actualizada senão não praticava também estes salários bárbaros que estão tão na moda) ainda não disponibilizou aos seus colaboradores uma formação sobre pontualidade?

Realmente, como é que se pode pedir a Portugal que tenha uma característica tão avançada como a pontualidade quando nem os nossos ministros conseguem ainda dominar tamanha façanha?

1 comment:

Anonymous said...

Se o senhor Belmiro viesse ler o teu blog, via logo o quão inteligente tu és e mandava-te chamar para um emprego nos conformes! ......envia-lhe um email com o link :)