16 September 2007

Velhos tempos

Tenho-me lembrado algumas vezes desta época nos tempos em que era ainda a 100% uma menina. A ansia de ir comprar os livros novos para a escola que vinha aí outra vez. Folheá-los, cheira-los, descobrir a matéria, as imagens... a mochila nova "pode ser mama?", os lápis, as canetas, os marcadores, as réguas, as borrachas. Folhas brancas, caneta azul para escrever, verde para sublinhar, e cor de rosa, e vermelho, e preto e amarelo e laranja. Uma cor para cada estado de espírito, para cada disciplina, para o professor fixe e o mau. Canetas para escrever nos cadernos, lápis para sublinhar nos livros, corrector para escrever nas carteiras. Cadernos com folhas fáceis de arrancar para as conversas por papelinhos durante as aulas. Ainda as tenho todas guardadas em capas no meu armário. Já lá fui recordar quem eu era nesses tempos. Os meus amigos, os meus amores, os meus companheiros de caminho para casa. Já lá fui recordar tantos que o tempo e a infantilidade afastou de mim. Porque era a criança que ainda hoje sou, mas não tinha ainda aprendido que às vezes é preciso engolir orgulhos e encarar as tristezas de frente. Hoje, por vezes, mas só por vezes e só quando sei que estou com as pessoas que sabem que em mim vive esta menina, deixo essa criança voltar a berrar para o mundo, e deixo-a ladrar aos cães que fazem companhia aos seus donos na praia. Deixo-a andar de baloiço, e pedir parar ser empurrada para ir mais e mais alto. Deixo-a "conduzir" barcos e apitar debaixo das pontes. Deixo-a rir de olhos fechados e bem alto. Deixo-a dar mimo sem problemas de não ser retribuído e aceitar mimo com um abraço um beijo e um sorriso do tamanho do mundo. Deixo-a fechar os olhos e enterrar a cabeça no peito de quem gosta dela. E no final do dia, em alguns dias, fico a pensar como esse tempo é cada vez menor na vida de cada um e sinto tristeza por não ver por aí mais crianças dentro de pessoas como eu a escaparem-se para a luz do dia de vez em quando.

imagem: bOOk by tju-tjuu in deviantART

2 comments:

invisible me said...

Bigada doce! Ainda és daqueles que (quase) não foge com vergonha de estar acompanhado por uma menina que brinca em parques infantis para crianças com idades entre os 3 e os 12 anos e faz fita para vestir a camisola no fim! ;)
Mas sim, não me esqueço que não rebolaste na relva comigo! :p

Anonymous said...

Sabes...foi nessa altura que fiquei gravida...voltei a viver tudo isso...mas de um outro lado...Beijinhos