31 July 2008

Há uns meses que andava em contagem decrescente para hoje. O dia em que finalmente ia partilhar contigo um bocadinho de um mundo muito meu. Conheci-o não tinha um mês. Nasci a 17 de Julho e em Agosto estava a acampar. E foi uma sementinha que me ficou dos meus primeiros anos de vida, uma semente de paixão por esse mundo. Ainda relembro bem pequenos pedaços desses tempos. O cheiro seco dos pinheiros, a areia, o estalar das agulhas secas debaixo dos pés. Nunca esqueci o gosto que tinha pelos pequenos-almoços. Pãezinhos doces, donuts, bolas de berlim.... Mais velha apanhei outros gostos, sempre adorei ir tomar banho no campismo, voltar para a tenda fresquinha, não me importar com chegar já com os pés cheios de pó, deixar-me ficar sentada numa cadeira ou deitada numa cama de rede enquanto a pele acaba de secar. Fazer o jantar com calma, enquanto o sol ainda nos faz companhia. O ritual que se cria com o lavar dos tachos. Um molha, um lava, um passa por água, outro limpa e se houver mais gente ainda há um que arruma, outro que, sei lá, põe detergente na esponja. Faz-se tudo em conjunto e cresce um sentimento de comunidade que raramente se cria noutro local.
Hoje ia mostrar-te esse mundo. Hoje queria ter o poder de deixar em ti a mesma semente que há muito anos plantaram em mim. Mas hoje chove. E hoje, contigo, vou ter de descobrir como é que se escolhe o melhor sitio num parque de campismo que permita que amanha de manhã nenhum de nós esteja doente...

1 comment:

nando said...

Se a vida fosse só feita dos momentos perfeitos que planeámos... ;)