29 August 2006

...

Hoje, um bocadinho devido ao local onde estive, lembrei-me de uma comunidade, e um projecto, que já não visitava á algum tempo, BookCrossing.
Para os amantes de livros é uma iniciativa que não devem deixar de explorar. Basicamente consiste numa comunidade que se decidiu a partilhar livros. Cada membro tem um biblioteca virtual, onde regista os seus lovros. Depois, estes podem ser entregues a uma pessoa especifíca que os queira ler ou simplesmente deixados, devidamente identificados, num café, num autocarro ou mesmo numa livraria. A pessoa que os encontrar só tem de ir ao site indicado e introduzir o código do livro. Imediatamente o seu dono será avisado de onde ele foi encontrado. Cada livro ficará, assim, com um diário de onde andou, quem o leu, e o que achou dele. Para os menos aventureiros, que não queiram perder um objecto que nos pode ser tão querido, existem outro tipo de actividade. As correntes, onde os livros são passados por pessoas identificadas, os foruns, onde simplesmente se discutem os livros, e os encontros. É sempre um boa meio de conhecer pessoas que sabemos que têm pelo menos uma coisa em comum connosco, o gosto pela leitura!

Entretanto enquanto me passeava pela web, encontrei uma iniciativa semelhante, que aparentemente até inspirou o BookCrossing, chamada Phototag. Mais uma iniciativa imperdível, desta vez com camaras fotográficas. Uma série de camaras fotográficas são libertadas, ou enviadas, e quem as recebe tem por objetivo tirar uma foto e passa-la. Quando o filme acaba, a maquina retorna a casa e as fotos são expostas no site.

Aconselho. Mesmo.

No comments: