22 November 2007

Santiago

Já não me lembro da ultima vez que cá passei para despejar os meus pensamentos. O tempo escasseia e a vontade de falar também.
No fim de semana passado fui-me. Fiz as malas, levei comigo os problemas, as tristezas, o cansaço e uma faringite e parti no sábado de manha.
A viagem soube-se a liberdade, a descanso e a descompressão. Comecei a desfazer as malas. Em viana deixei ficar as tristezas e segui, antes, com uma caixa de kinder chocolate em barritas. Dormitei ao sol que batia suave na janela da camioneta e abri os olhos apenas para apreciar a beleza daquelas terras. Os campos, as rochas, as ovelhas, as cabras e a girafa, que tão distraidamente comia o topo de uma oliveira. Como uma girafa? Não sei, mas estava lá.
O tempo passou mais rápido do que o que tinha suposto, para trás deixava tudo o que de mau tenho por estas terras hoje em dia. E tudo de bom. Mas voltaria rápido. A musica ajuda sempre a esquecer. Cheguei com a boa disposição de quem chega de uma viagem de 10 minutos. Sentia-me bem e tranquila. Saímos da estação em direcção ao centro. Tudo começou a parecer o nosso Porto, mas melhor. As nossas pedras no chão e nas casas, mas com o gosto de ter tudo arrumado. As pessoas na rua, mas tranquilas e sem pressas. Respirava-se, finalmente, paz.
A cidade apaixona e dá vontade de ficar. É bonita, é calma e vive uma vida mais próxima das pessoas. Aqui o mundo esqueceu-se de nós e nós esquemo-nos und dos outros. Lá, ainda se sabe que é bom não estar sozinho.
Dá vontade entrar e sair dos barzinhos, dá vontade os passeios no parque e o chocolate quente. Dá vontade de tapas e cerveja (que os antibióticos não permitiram). Lá dá gosto viver os amigos. Com risos e musica ambiente. Com calor e média luz. Com jantares em jardins com um frio de não se sentirem as mãos. Éramos só nós, morríamos de frio, mas mesmo assim estava tudo perfeito! Estamos bem, mesmo sozinhas no meio do jardim em que até o empregado temia por os pés pelo frio que fazia!
Foram dois dias de excessos, de gostos e de mimos. Foram dois dias pequenos. Teremos de voltar por mais tempo e com mais dos nossos!
Para já trouxe comigo a paz, a tranquilidade e a lentidão com que se vive a vida lá. Deixei tudo o que trazia na mala e enchia-a com montes de docinhos que não se vendem nem naquela loja de chocolate...obrigada!

2 comments:

Anonymous said...

A verdade é que retribuo o Obrigada!

Abel said...

Santiago é cool!
Hope u're ok!